Loading

Carta à Embaixada de França: Samuel Paty (1973-2020)

Associação Ateísta Portuguesa

26 de Outubro de 2020

A Associação Ateísta Portuguesa vem, por este meio, transmitir ao Estado Francês as mais sinceras condolências pela morte do professor Samuel Paty (1973-2020).

Consideramos que o atentado que teve lugar na Vila de Coflans-Sainte-Honorine, próximo de Paris, no dia 16 de outubro, foi um ato de desumanidade atroz. O acontecimento é ainda mais dramático sabendo que o professor Samuel Paty debatia com os seus alunos o tema da liberdade de expressão, um valor importante na nossa sociedade. Por isso, condenamos as motivações que levaram ao ato, a saber: a reação desproporcional do pai de uma aluna e do pregador islâmico que o acompanhava, assim como o discurso de ódio promovido por ambos na internet, o que terá levado posteriormente o jovem russo de origem chechena a cometer tal ato tresloucado.

Face ao acontecimento, mostramos a nossa preocupação quanto ao discurso de ódio. Se alguns defendem que são “apenas palavras”, nós consideramos que as palavras podem levar a ações, como violência ou mortes, como foi o caso. Mais nos preocupamos com esse tipo de discurso quando o mesmo circula na internet e em grupos fechados das redes sociais, por serem mais difíceis de monitorizar, ao mesmo tempo que alimentam um sentimento de identidade entre os seus membros. O discurso violento muitas vezes vem acompanhado de uma desumanização do outro, facilitando a transposição do ataque verbal para o ataque físico.

A Associação Ateísta Portuguesa solidariza-se assim com o Estado Francês e apoia as rápidas medidas tomadas pelo governo. Concordamos com as palavras do Presidente Francês, Emmanuel Macron, quando disse estarmos perante um ato de “terrorismo islâmico” e quando declarou que “o obscurantismo não vencerá” e que não se renunciará “a caricaturas ou ilustrações”, assim como com as palavras do Ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, quando mencionou que se esteve perante “um ataque a toda a República Francesa”. É justa a homenagem das entidades oficiais ao professor Paty ao condecorá-lo postumamente com a Legião de Honra e ao nomeá-lo membro da Ordem das Palmas Académicas. Também é de elogiar o comportamento sereno de todo o Povo Francês, onde milhares de cidadãos, de diversas etnias e religiões, marcaram presença na homenagem ao professor Samuel Paty. Todas estas iniciativas revelam a coesão nacional na defesa dos valores Republicanos.

Para a Associação Ateísta Portuguesa, o fanatismo, a radicalização religiosa, os dogmas e as superstições devem ser abolidos do nosso quotidiano. Por outro lado, o livre-pensamento, a liberdade de expressão e a argumentação racional apoiada no pensamento crítico devem ser promovidos. Defendemos a construção de uma sociedade tolerante, inclusiva, racional e laica, assente nos valores republicanos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Por favor, receba os nossos melhores cumprimentos.

João Filipe Lourenço Monteiro

Presidente da Associação Ateísta Portuguesa

  • AUTHOR
    jflmonteiro
  • CATEGORIES
    AAP
  • DATE
    26 de Outubro, 2020
  • COMMENTS
    Comentários fechados em Carta à Embaixada de França: Samuel Paty (1973-2020)
  • TAGS