Loading

Promoção de missa pela Universidade de Coimbra

A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) vem por este meio demonstrar o seu repúdio perante o facto do Reitor da Universidade de Coimbra convocar uma missa religiosa, em conjunto com o capelão da mesma universidade, para o dia 8 de Dezembro, na Capela de S. Miguel, no Paço das Escolas.
A Universidade de Coimbra é uma instituição pública, pelo que se deve reger pelo princípio da Laicidade. Quer isto dizer que a Universidade, enquanto instituição do Estado, não deve tomar parte de nenhuma religião, demonstrando a sua neutralidade perante qualquer convicção ou crença.
Se é escandaloso que qualquer instituição pública se filie à religião, seja ela qual for, ainda é mais grave quando tal associação se dá entre a Igreja e a Academia. Relembramos que as Universidades são a casa do conhecimento, da investigação e da inovação e que são opostas ao dogma, à crença e à superstição.
Não está em causa o Reitor enquanto civil assistir a uma missa da sua confissão religiosa, o que estaria no seu direito. O que está em causa é o Reitor enquanto representante da Academia promover uma missa e apelar à participação na mesma, o que extravasa as suas competências e fere o princípio da laicidade do Estado. Não se deve confundir o diálogo salutar entre saberes académicos e religião com a promoção da religião no meio académico.
Assim, apelamos ao Reitor que termine de vez com os convites para missas religiosas e com o seu apoio institucional às mesmas. Mais desejamos que o Reitor empenhe o mesmo fulgor demonstrado pela religião à preservação da memória dos cientistas e do património científico-tecnológico da sua Universidade, assim como à valorização profissional dos seus académicos através do combate a contratos precários e ao aumento dos salários.