Carta ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa
Excelência:
A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) assiste na comunicação social à pressão que os bispos portugueses exercem sobre o Governo para que seja concedida tolerância de ponto nos dias previstos da visita de Bento XVI a Portugal, no próximo mês de Maio.
A AAP nada tem contra a visita de dignitários religiosos, sejam de que religião forem, mas não pode aceitar que o carácter laico do Estado português seja posto em causa e, muito menos, que sejam exercidas pressões indevidas sobre os órgãos da soberania.
Acresce que se adensam as suspeitas de encobrimento de crimes de pedofilia por parte do actual pontífice, de ter protegido padres sob investigação e outros cuja condenação transitou em julgado, em várias nações. A própria tentativa judicial de incriminar Bento XVI, por cumplicidade, está a ser estudada por juristas de diversos países.
Os factos, pouco abonatórios para a reputação do pontífice, desaconselhariam a vinda, até cabal esclarecimento do seua comprometimento, para não constranger as entidades que o protocolo obriga a recebê-lo. Dadas as dificuldades financeiras por que o País passa devia também este facto merecer do Vaticano ponderação suficiente para não as agravar.
A Associação Ateísta Portuguesa, certa de que não serão muitos os portugueses que se regozijam com a visita prosélita de Bento XVI e que serão ainda menos os que aceitam os custos que a pompa e a circunstância acarretam, pede a V. Ex.ª que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através do Núncio Apostólico, solicite o adiamento sine die da viagem prevista, não faltando razões substantivas que o justifiquem.
Desejando que o bom senso impere, a AAP espera que a visita inoportuna não seja um factor de perturbação política e o pretexto para branquear as responsabilidades pessoais deste Papa e o comportamento do Vaticano durante os três últimos pontificados.
Confiando que a CEP possa demover a obstinada intenção de Bento XVI de visitar Portugal, durante o vendaval de escândalos que o compromete,
Apresenta a V. Ex.ª os seus cumprimentos.
Associação Ateísta Portuguesa
13 thoughts on “Carta ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”
Pingback: discount androxal generic uk
Pingback: BUY enclomiphene COD
Pingback: buy rifaximin cheap mastercard
Pingback: buying xifaxan australia online no prescription
Pingback: cheap staxyn usa mastercard
Pingback: cheapest buy avodart cheap prescription
Pingback: how to order dutasteride price generic
Pingback: buy cheap flexeril cyclobenzaprine cheap store
Pingback: purchase discount gabapentin no rx
Pingback: how to buy fildena australia no prescription
Pingback: buying itraconazole lowest cost pharmacy
Pingback: kamagra online objednávka bez lékařského předpisu
Pingback: low cost kamagra