Porque sou ateu.
Sou ateu porque não há a mais leve suspeita nem o menor indício de que Deus exista ou tenha feito alguma vez prova de vida.
Sou ateu porque duvido das afirmações sem provas e das palavras criadas e decifradas pelos que vivem à custa de um ser imaginário e fanatizam crianças desde o nascimento; porque confio na igualdade dos géneros e repudio a herança misógina herdada das tribos patriarcais que criaram Deus como explicação por defeito de todas as dúvidas e medos que os habitavam; porque repudio a explicação contraditória de um ser inventado que, sendo omnipotente não consegue, sequer, parar o sangue derramado em seu nome.
Ser ateu é a opção filosófica de quem se assume responsável pelos seus atos e forma de viver, de quem respeita a vida – a sua e a dos outros –, de quem cultiva a razão e confia na ciência para elaborar modelos de racionalidade, sem necessidade de recorrer a um ser hipotético ou à esperança de outra vida para além da morte.
Ser ateu é descrer de verdades únicas e transcendentes, de um deus violento e vingativo, de uma casta que vive à custa das mentiras que os constrangimentos sociais e os hábitos de séculos transformaram em verdades.
Ser ateu é repudiar os manuais terroristas que os funcionários de Deus lhe atribuem e substituir as superstições tribais da Idade do Bronze pela herança do Iluminismo; é preferir os trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a quaisquer versículos dos livros sagrados e repudiar os sacrifícios exigidos pela perversão do clero.
Ser ateu é confiar na ciência e na sua capacidade para compreender o que não se sabe e eliminar os medos que oprimem os simples e aterrorizam os crédulos. É entender que há uma vida, única e irrepetível, que vale a pena viver sem angústias inúteis pela esperança de outro mundo, criado na infância do conhecimento e no apogeu da violência.
Ser ateu é rejeitar o júbilo divino com o sofrimento humano e evitar que a alegada fúria de um ser imaginário se converta no ódio irracional que dilacera os que acreditam em mentiras diferentes a seu respeito.
Ser ateu é, finalmente, respeitar todos os crentes, descrentes e anti crentes, enjeitar o proselitismo e combater as superstições e as crenças detonadoras do ódio e das guerras.
Carlos Esperança,
Presidente da AAP – Associação Ateísta Portuguesa
32 thoughts on “Porque sou ateu.”
Pingback: buy vidalista
Pingback: starzbet
Pingback: starzbet
Pingback: buy dapoxetine in usa
Pingback: farmacia online envГo gratis
Pingback: cipla Qvar
Pingback: vidalista 60 mg for sale
Pingback: porn
Pingback: child porn
Pingback: cenforce
Pingback: super tadapox
Pingback: prednisone daily use
Pingback: 20mg prednisone for 5 days
Pingback: prednisone buy online nz
Pingback: best time to take rybelsus
Pingback: rybelsus discount card
Pingback: Savas-Baslatmayin
Pingback: savasbaslatmayin
Pingback: savasbaslatmayin1
Pingback: savasbaslatmayin2
Pingback: https://cryptonumerics.com/
Pingback: savasbaslatmayin4
Pingback: savasbaslatmayin5
Pingback: savasbaslamasin6
Pingback: savasbaslatmayin7
Pingback: savasbaslatmayin8
Pingback: savasbaslatmayin9
Pingback: cenforce 100
Pingback: kamagrashop
Pingback: child porn
Pingback: quand prendre le motilium
Pingback: ankara travesti ilanları